segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal! (ou como fazer café com o liquidificador)

O ano já agoniza, é chegada a época de festas atrás de festas, comidas e bebidas. Daqui a alguns dias será Natal mais uma vez. Uma boa idéia para presentear seu amigo oculto/secreto, ou um parente um pouco mais distante, sem cair na velha fórmula Vinho/Livro/Gravata/Vale-Presente, é um quilo de um ótimo blend de café. Você vai gastar entre R$ 30 e R$ 50 e ainda vai escolher um presente diferente e tão universal quanto os acima descritos.

- Ah, mas e se o presenteado não tiver como moer e eu só encontro meu blend favorito torrado em grãos?

- Que os grandes xiitas do mundo gastronômico não me ouçam, mas, se ele não tem moinho, então não deve ter máquina de espresso. Como ele vai usar ou o coador, ou uma cafeteira francesa ou uma italiana, que são todas menos sujeitas a degradação da bebida por causa de imprefeições no processo, é possível utilizar um liquidificador ou um processador de alimentos (bem limpo, seco e sem odores) para moer o café. Como regular? O bom e velho "olhômetro" e, com o tempo, a experiência.

É melhor tomar um maravilhoso café, feito de formas alternativas, do que ficar sujeito a comprar um moinho (geralmente um pouco salgado) porque os "puristas" acham que café bom tem que ser espresso, moído na hora, e blá, blá, blá...

Essa é a nossa dica de Natal!

Ah, e depois da ceia, nada melhor que um bom "Sul de Minas" feito na French Press. Não esqueçam!

Nenhum comentário: