segunda-feira, 16 de junho de 2008

Guia Introdutório a Campenatos

A proximidade do WBC e da Copa Barista na Fispal me fizeram entrar no clima das competições. Acabei me esquecendo que nem todo mundo é obrigado a saber como são os eventos, ou mesmo que eles existiam. Bom, aqui vai um pequeno guia introdutório sobre competições de baristas:

Em Campeonatos, todo barista tem 15 minutos para fazer uma apresentação, onde ele deve:
- Apresentar-se aos juízes
- Apresentar seu café
- Apresentar seu leite
- Preparar 4 espressos, 4 Capuccinos e 4 Drinks próprios

Como é uma apresentação, o barista deve preparar a mesa dos juízes de acordo com o seu tema, que, acredita-se, vai ser relacionado ou ao seu blend de café, ou ao seu drink (o ideal seria que fosse aos dois).

O barista será julgado tanto por fatores técnicos como por categorias sensoriais.

Os juízes técnicos julgarão limpeza, desperdício (de pó e de leite), compactação (se foi feita, se estava reta), se os procedimentos para se retirar o espresso foram corretos, se a crema do espresso das três bebidas estava ideal, se o barista limpou a estação para o próximo competidor, entre outras coisas.

Já os juízes sensoriais irão julgar a qualidade do espresso, o aspecto, consistência e sabor do Capuccino, a bebida própria e a apresentação em geral.

No exterior verifica-se uma experimentação muito maior nas competições do que em solo tupiniquins. Geralmente as apresentações do WBC são marcadas por serem temáticas, onde o blend do café, as bebidas produzidas, a música e a própria trajetória do barista possuem uma razão de se encontrar. Vide o caso do campeão mundial James Hoffman, que levou um blend para o espresso e um para o capuccino e a bebida. Isso demonstra que ele era um especialista em café, talvez muito mais que muitos dos juízes que o estavam julgando. O mais legal é que os juízes, ao darem o título a ele, reconheceram sua qualidade sem se sentirem "ofendidos" por sua enorme sapiência no assunto. O nome disso, segundo Platão, é justiça, ou seja, fazer aquilo que cabe a você, nada mais, nada menos.

Nenhum comentário: